5 Motivos para Escolher a Musculação
Que o exercício físico é indispensável para uma melhor qualidade de vida, todos já sabemos, porém, dentre todos os exercícios, a musculação se destaca, sendo fundamental para manter nossos sistemas corporais saudáveis, para realização de todas as tarefas a que somos submetidos durante nosso dia a dia.
A definição técnica do que é “Musculação”:
A musculação ou treinamento resistido com pesos pode ser definido basicamente, como um treinamento onde um músculo ou grupo muscular, produza ou tente produzir movimento contra uma resistência, que geralmente é exercida por algum equipamento, como máquinas, pesos livres, elásticos ou o próprio peso corporal.
Bem, para você entender melhor alguns (de muitos) fatores positivos que estão ao redor da prática da musculação, selecionamos 5 motivos para você escolher a musculação como seu exercício físico diário.
1. Aumento da força e hipertrofia
Além de promover a hipertrofia, que é o aumento do volume muscular, a musculação, melhora nossa capacidade de produção de força, através de adaptações neuromusculares que, proporcionam que cada neurônio motor consiga levar o estímulo elétrico vindo do cérebro para uma quantidade maior de fibras musculares.
Com essas adaptações, ocorre melhora do condicionamento físico geral, além de menor risco de lesões e dores musculares que podem ser causadas por uma rotina cansativa.
2. Melhorias na composição corporal
A musculação melhora nossa composição corporal, através do aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura, com isso, além do corpo ficar mais bonito esteticamente, melhoramos nossa qualidade de vida, já que, muitos estudos vêm mostrando relação direta entre maior quantidade de gordura corporal e maior incidência de problemas como diabetes, hipertensão, infarto agudo do miocárdio, síndrome metabólica dentre outros.
3. Deixa os ossos e tendões mais fortes
Os ossos e tendões são tecidos muito sensíveis a forças de compressão, forças essas que, são comuns na musculação, principalmente em exercícios multiarticulares e com cargas moderadas a intensas.
Assim, a musculação é fundamental para a melhoria da densidade mineral óssea que, somada ao aumento da hipertrofia e força muscular, proporciona o levantamento de cargas mais pesadas e, consequente fortalecimento dos tendões. Esses fatores diminuem a incidência de doenças ósseas como a osteoporose, fraturas, lesões musculares e tendíneas.
4. Diminui o estresse e aumenta o bem-estar
A liberação de endorfinas (hormônios do prazer) e hormônios anabólicos como testosterona, GH e IGF1 e 2 aumentam com a prática da musculação em uma intensidade e volume adequados, ao mesmo tempo em que diminuem a concentração de cortisol (hormônio catabólico liberado em situações de estresse). Tais fatores aumentam a sensação de bem-estar e potencializam os ganhos de força e hipertrofia.
5. Pode ser praticada por todos e por muito, muito tempo.
A prática da musculação, pode ter início ainda na infância e perdurar até os últimos dias de vida. É uma atividade que, quando orientada por um profissional, é extremamente segura, com baixíssimos níveis de lesões relacionadas a sua realização, além disso, vem sendo cada vez mais recomendada por entidades de saúde para populações que possuem doenças crônicas, lesões ósseas, articulares e musculares, idosos e gestantes.
Agora sabendo de alguns dos inúmeros benefícios que a prática da musculação pode proporcionar, não hesite em adicionar essa modalidade de treinamento a sua rotina e, se ainda não faz nenhum tipo de exercício físico, comece pela musculação, pois ela irá preparar seu corpo para qualquer tipo de atividade e exercício que irá fazer em sua vida.
Referencia.
FLECK; KRAEMER; Fundamentos do treinamento de força muscular. 4° edição. Editora Artmed.
0 comentários